NOTÍCIAS
Página incial > Notícias > SBAFS define cobrança de taxa de processamento de artigos da RBAFS
04/03/2019

SBAFS define cobrança de taxa de processamento de artigos da RBAFS

Imagem

Prezada comunidade da área de atividade física e saúde,

 

A Sociedade Brasileira de Atividade Física e Saúde (SBAFS) é a entidade responsável pela Revista Brasileira de Atividade Física e Saúde (RBAFS) desde o ano 2007. Ao longo destes 11 anos a SBAFS, junto com os Editores da RBAFS, tem trabalhado para melhorar a qualidade da revista e de suas publicações científicas da área de atividade física e saúde. A atual Diretoria da SBAFS (gestão 2018-2020) investiu boa parte dos seus recursos no ano de 2018 na RBAFS. Houve implantação de nova plataforma online, pagamento de editores assistentes e diagramador, do Digital Object Identifier System (DOI) e de assessoria científica para a indexação da revista em bases de dados como Scopus, Scielo e PubMed/Medline.

A RBAFS não recebe nenhum tipo de subvenção (recursos) de instituições e órgãos públicos. Apesar de ser o periódico oficial da SBAFS, os recursos disponíveis não são suficientes para garantir sua continuidade à longo prazo, tampouco permitindo-lhe evoluir. Nesse sentido, a atual Diretoria da SBAFS, junto com os Editores-Chefes da RBAFS, entende a cobrança de taxa de processamento de artigos como uma alternativa para garantir os recursos mínimos e necessários para produção da RBAFS. Esta é uma prática adotada por várias revistas, incluindo as que recebem subvenções de instituições públicas.

Assim, para os artigos submetidos a partir de março, aqueles que forem aprovados, os autores deverão pagar uma de taxa para que o mesmo seja diagramado e publicado no valor de R$ 200,00 (Duzentos reais) no caso de o primeiro autor estar em dia com a anuidade da SBAFS e R$ 250,00 (Duzentos e cinquenta reais) para os não sócios. O pagamento dessa taxa corresponde ao custeio de cerca de 40% dos valores que a revista tem com a diagramação e aplicação do DOI (Digital Object Identifier) de cada artigo. O pagamento deverá ser efetuado após a aprovação do manuscrito, conforme comunicado a ser encaminhado pela secretaria da RBAFS.

A RBAFS é a revista mais importante da área de atividade física e saúde no Brasil e teve um crescimento expressivo nos últimos 10 anos. Temos grandes objetivos para 2019 como a indexação em bases de dados com Scopus e Scielo. Porém, isso só será possível com a colaboração de toda a comunidade da área de atividade física e saúde (pesquisadores, alunos, professores, autores, revisores, editores). Neste sentido, pedimos sua compreensão e colaboração para que possamos alcançar estes objetivos e melhorar ainda mais a área de atividade física e saúde no Brasil.

 

Diretoria da SBAFS (gestão 2018-2020)

Editores-Chefes da RBAFS.