NOTÍCIAS
Página incial > Notícias > SBAFS realiza oficina gratuita no pré-Abrascão 2018
23/07/2018

SBAFS realiza oficina gratuita no pré-Abrascão 2018

Imagem

A Sociedade Brasileira de Atividade Física e Saúde (SBAFS) promove a oficina gratuita "Guia de Promoção de Atividade Física para a População Brasileira", nesta quarta-feira (25 de julho), das 13h às 17h, na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). O evento faz parte da agenda pré-congresso do Abrascão 2018 (12º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva), o mais importante fórum científico da saúde pública no país. 

A atividade irá promover o debate e o planejamento do “Guia de Promoção de Atividade Física para a População Brasileira”, apontado pela literatura científica da área como estratégia potencial para promoção de atividade física no país. Os objetivos principais incluem congregar colaboradores em torno dos conteúdos do documento, e identificar protagonistas e ações necessárias para o estabelecimento do guia. A proposta da oficina se fundamenta na experiência de êxito do Guia Alimentar para a População Brasileira, de 2014, proposto pelo Ministério da Saúde em parceria com diversos setores da sociedade acadêmica, dos serviços de saúde e participação social.

O debate será desenvolvido a partir de uma metodologia de discussão ativa ("World Café"), em torno de dois temas centrais: conteúdos e abordagens do Guia; e protagonistas e futuras atividades.

Serão conduzidos três blocos de discussões de cada tema, em grupos de até cinco pessoas - uma das quais será o “anfitrião” da mesa. Cada bloco terá a duração de 10 minutos e, ao término deste período, o anfitrião permanecerá na mesa, enquanto os demais mudam de grupo. O anfitrião será responsável por reiniciar e coordenar os blocos seguintes, com um breve resumo do que foi discutido, de modo que novas interações sejam fomentadas naturalmente. Ao final, os anfitriões apresentarão as discussões para debate conjunto no grande grupo, sob coordenação dos professores Paulo Henrique Guerra, da Universidade Federal da Fronteira Sul (SC), e Inácio Crochemore Mohnsam da Silva, da Universidade Federal de Pelotas (RS).

A participação é gratuita e aberta ao público, incluindo não-inscritos no Abrascão. Quem está incrito no Abrascão pode reservar a vaga diretamente pelo site do congresso. Quem não está inscrito no Abrascão,  podem reservar vaga na oficina por email, com envio de nome completo e RG para o endereço sbafs@sbafs.org.br, ou presencialmente no evento.