NOTÍCIAS
Página incial > Notícias > 2º Seminário Online da SBAFS aborda o tema Ambiente Construído e Atividade Física no Brasil
11/04/2018

2º Seminário Online da SBAFS aborda o tema Ambiente Construído e Atividade Física no Brasil

Imagem

A Sociedade Brasileira de Atividade Física e Saúde (SBAFS) promove a segunda edição dos “Seminários Online da SBAFS”, no dia 27 de abril, às 17h, tendo como principal tema “Ambiente construído e atividade física no Brasil: evidências científicas, experiências e perspectivas". As inscrições são gratuitas e podem ser feitas neste link.

O tema será debatido pelo professor Adriano Akira Hino, da Universidade Católica do Paraná, e pela arquiteta e urbanista Gabriela Callejas, fundadora da ONG Cidade Ativa. O objetivo é discutir conceitos e impactos do ambiente construído sobre a prática de atividade física no contexto nacional, assim como partilhar experiências sobre a implementação de novas estratégias.

O seminário faz parte do planejamento da atual gestão da SBAFS (2018-2019), que prevê a realização periódica de seminários online com renomados pesquisadores em sua área de atuação. A participação nessa edição é inteiramente GRATUITA, assim como ocorreu na primeira. Os próximos seminários serão exclusivos para associados da SBAFS que estejam com a anuidade de 2018 em dia.

 

Sobre os palestrantes

 

Adriano Akira Ferreira Hino

É graduado em Licenciatura e Bacharelado em Educação Física pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), especialista em Fisiologia do Exercício pela mesma universidade e Mestre e Doutor em Educação Física pela Universidade Federal do Paraná. Estudou na Washington University in St. Louis, na escola de Serviço Social, durante o período de doutorado sanduíche. Atualmente, é professor no Programa de Pós-Graduação em Tecnologia em Saúde e na graduação em Educação Física na PUCPR. Tem experiência na área de Epidemiologia da Atividade Física, com ênfase em fatores ambientais associados a Atividade Física, atuando principalmente nos seguintes temas: Atividade física, Ambiente Construído, Ambiente Percebido, Saúde Urbana, Medidas da Atividade Física, Espaços Públicos, Promoção de Atividade Física em Comunidades, Bioestatística, Sistema de Informações Geográfica.

 

Gabriela Callejas

É formada pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, com mestrado pela Graduate School of Architecture, Planning and Preservation, da Columbia University. Sua atuação como urbanista e arquiteta (nessa ordem) foi moldada pela sua experiência nas áreas pública (Cohab-SP e São Paulo Urbanismo) e privada (Vigliecca & Associados e Aecom), no terceiro setor (Ashoka) e academia (Columbia University). Foi, no entanto, sua passagem pelo Departamento de Planejamento de Nova York e sua aproximação com o conceito de active design que inspiraram a fundação da Cidade Ativa, onde atua desde 2014 formulando propostas inovadoras para a transformação de nossas cidades e viabilizando parcerias para tirar ideias do papel.