NOTÍCIAS
Página incial > Notícias > Seminário online da SBAFS traz líder de pesquisas sobre atividade física e espaços urbanos
29/03/2018

Seminário online da SBAFS traz líder de pesquisas sobre atividade física e espaços urbanos

Imagem

Seminário online da SBAFS traz líder de pesquisas sobre atividade física e espaços urbanos

A Sociedade Brasileira de Atividade Física e Saúde inaugura sua programação de seminários online com a palestra do pesquisador Rodrigo Reis, da Washington University, no próximo dia 3, às 16h. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas clicando no link.

Reis estuda a relação entre espaço urbano, saúde e atividade física na população. Com participação em consórcios internacionais de pesquisa, seus estudos apresentaram as primeiras evidências científicas do impacto de características do ambiente das cidades sobre a prática de atividades físicas entre jovens. Uma das principais contribuições de seu trabalho está em demonstrar que a decisão por estilos de vida mais ativos em nível populacional, como deslocar-se a pé ou de bicicleta, não depende apenas de vontade pessoal, mas também das condições do ambiente em que as pessoas vivem.

Atualmente vinculado ao Centro de Pesquisa em Prevenção, da Washington University em Saint Louis (EUA), Reis atua também como docente da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, no Brasil, onde fundou e liderou o Grupo de Pesquisa em Atividade Física e Qualidade de Vida (GPAQ). É autor principal de estudos publicados na revista The Lancet, nas séries sobre Atividade Física e Saúde Pública, em 2012 e 2016, e sobre Desenho Urbano, Transporte e Saúde, em 2016, alinhando a atividade física e os objetivos de saúde com metas mais amplas de desenvolvimento social e ambiental. Seu projeto mais recente, HULAP, tem por objetivo investigar o impacto do ambiente construído nos níveis de atividade física de idosos no Reino Unido e no Brasil.

Em entrevista prévia ao seminário, Reis respondeu a três perguntas breves da SBAFS:

Se você tivesse o poder para promover mudanças a favor de uma sociedade mais ativa, quais seriam suas primeiras iniciativas?

Desenvolveria cidades mais sustentáveis, com acesso a transporte público de qualidade, espaços de lazer acessíveis e seguros e escolas que priorizem educação física de qualidade no componente curricular.

Como você acha que a SBAFS poderia contribuir da melhor maneira para fomentar iniciativas de promoção da atividade física no Brasil?

Ampliando a integração entre pesquisadores e profissionais que atuam com atividade física em todos os níveis, além buscar efetiva voz junto aos órgãos de classe, de fomento e fóruns de discussão sobre a temática no Brasil.

Como você insere a prática de atividade física na sua rotina? Qual a sua atividade física favorita?

Eu caminho ou pedalo diariamente para o trabalho independente do clima. A minha atividade favorita, com não poderia deixar de ser, é realizar caminhadas, corridas ou pedaladas nos parques da cidade.