NOTÍCIAS
Página incial > Notícias > Diretoria do biênio 2018-19 toma posse e tem como objetivo ampliar atuação da SBAFS e aproximar associados
13/03/2018

Diretoria do biênio 2018-19 toma posse e tem como objetivo ampliar atuação da SBAFS e aproximar associados

Imagem

Saudações a todas e todos!

 

A nova gestão da Sociedade Brasileira de Atividade Física e Saúde (SBAFS) teve início oficialmente em 1º de março de 2018. De forma a reunir pesquisadores de diferentes centros regionais do país, a diretoria está estrategicamente composta por:

  • Presidente: Alex Antônio Florindo, da Universidade de São Paulo
  • Vice-Presidente: Inácio Crochemore M. da Silva, da Universidade Federal de Pelotas
  • Diretor Científico: Paulo Henrique Guerra, da Universidade Federal da Fronteira do Sul
  • 1º Secretário: Gregore Iven Mielke, da Universidade Federal de Pelotas
  • 2ª Secretária: Roseanne Autran, da Universidade Federal do Amazonas
  • 1ª Tesoureira: Michele Santos da Cruz, da Universidade de São Paulo
  • 2º Tesoureiro: Emanuel Péricles Salvador, da Universidade Federal do Maranhão

É com grande entusiasmo que a nova diretoria executiva irá manter o calendário de eventos já consolidados e trabalhar para expandir o campo de atuação da SBAFS - especialmente em relação ao fortalecimento de redes de pesquisa e dos canais de diálogo e relacionamento com os associados. O entendimento é de que enfrentamos um contexto político-econômico de grave risco à ciência brasileira. Com a escassez de recursos e ações estratégicas governamentais, o estabelecimento de redes de apoio entre grupos de pesquisa, professores, alunos e profissionais precisa ser considerado como movimento fundamental à manutenção da produção de conhecimento na área.

 

Apresentação das principais ações para 2018-2019

Além de dar prosseguimento às iniciativas de êxito consolidado na trajetória da SBAFS, o grupo prevê ampliar a atuação no campo da atividade física e saúde e promover maior número de atividades relacionadas ao âmbito acadêmico e profissional para associados.

 

Manutenção e fortalecimento de ações já consolidadas da SBAFS

Congresso Brasileiro de Atividade Física e Saúde (CBAFS)

Evento de referência no calendário científico nacional, em 2019, o CBAFS será realizado pela primeira vez na região Centro-Oeste, na cidade de Bonito (MS). Congressos Regionais de Atividade Física e Saúde

Os eventos regionais levam discussões relacionadas à especialidade para todas as regiões, fomentando a criação de redes locais. Serão sediados em Pelotas (RS), Belo Horizonte (MG), Fortaleza (CE), Corumbá (MS) e Manaus (AM), no segundo semestre de 2018.

Curso de Imersão em Atividade Física e Saúde Pública

Destinado a recém-doutores, o curso é uma oportunidade de formação avançada na área. A 4ª edição está prevista para o ano corrente. Em breve circularemos maiores informações.

Investimento na Revista Brasileira de Atividade Física (RBAFS)

Revista consolidada, com publicação de cerca de 80 artigos por ano, dentre mais de 500 submetidos, em média. A atual gestão, em parceria com os editores-chefes da RBAFS, já está profissionalizando ainda mais os processos, em busca de novas indexações em bases de dados nacionais e internacionais e de melhora na avaliação qualis da CAPES. Exemplo disso é a modificação, em andamento, da plataforma de submissão de artigos e as futuras publicações em fluxo contínuo, aumentando ainda mais a já tradicional velocidade de resposta em todo processo pós-submissão de artigos.

 

Quais são as novas atividades propostas para o biênio 2018-19?

Criação de Grupos de Trabalho (GT)

Ao longo da gestão, é também intenção da diretoria executiva da SBAFS trabalhar como interlocutora de estratégias, mais do que como única proponente. Nesse sentido, os GT atendem a um objetivo central de extrema relevância: fomentar a apoiar a criação de redes. Com coordenação de professores com experiência reconhecida no eixo temático, inicialmente, são propostos sete GT: Mensuração de atividade física; Atenção básica; Educação física escolar; Políticas de promoção da atividade física; Comportamento sedentário; Saúde do trabalhador e Ambiente urbano e atividade física. A participação nos GT será exclusividade dos associados com anuidade quitada.

Realização periódica de Seminários Online

A atual gestão quer contar com a participação ativa dos associados. Estratégias que envolvam a criação de canais de diálogo e seminários online serão propostas e valorizadas.

O primeiro seminário online já tem data! No dia 3 de abril, o professor doutor Rodrigo Reis, atualmente vinculado à Washington University em Saint Louis, nos Estados Unidos, apresentará uma palestra sobre políticas públicas de promoção da atividade física. Este seminário será aberto ao público: informações de horário e forma de inscrição serão disponibilizadas em breve. Os próximos seminários online serão exclusivos para associados.

Elaboração do Guia de Promoção de Atividade Física para a População Brasileira

É também objetivo da atual gestão liderar a elaboração de um guia de promoção de atividade física para a população brasileira. A proposta surge para demarcar a SBAFS como principal instituição engajada na promoção de atividade física no país. Para seu desenvolvimento, será estabelecido um processo participativo e democrático, com a colaboração de pesquisadores, profissionais, gestores e sociedade civil.

Canais ativos de relacionamento com associados e comunidade

Este é um dos pontos de máxima importância para a SBAFS. Desde já, estão todos convidados a participar de nossa gestão por meio da interação em nosso website e redes sociais –  Facebook, Instagram e Twitter. Atualizações das atividades e comunicados frequentes serão realizados, e esses canais são relevantes para que informações de interesse comum circulem de forma rápida e efetiva entre todos os envolvidos em nossa área de conhecimento.

O planejamento de atividades permanece aberto a sugestão e participação de todos os interessados. A nova diretoria quer que a SBAFS seja espaço de participação social, que nossos associados sejam também protagonistas de todas as iniciativas.

 

Associe-se. Faça parte e colabore conosco!

 

Twitter: sbafs_br

Facebook: Sbafs - Sociedade Brasileira de Atividade Física & Saúde


Mais imagens