NOTÍCIAS
Página incial > Notícias > Rede de Atividade Física de Ermelino Matarazzo
12/05/2014

Rede de Atividade Física de Ermelino Matarazzo

Imagem

O Grupo de Estudos e Pesquisas Epidemiológicas em Atividade Física e Saúde - USP LESTE apresentará no próximo dia 17 de maio os resultados da pesquisa “REDE DE ATIVIDADE FÍSICA DE ERMELINO MATARAZZO” no CEU Quinta do Sol.

Inscrição gratuita: http://goo.gl/oJjn21

REDE DE ATIVIDADE FÍSICA DE ERMELINO MATARAZZO - (RAFEM)

Ações, projetos, programas ou políticas acontecem em um território determinado como a rua, o bairro, a escola, uma empresa, a cidade, o estado entre outros. Potencializar recursos humanos, materiais e financeiros por meio de um trabalho colaborativo em rede e intersetorial é um desejo e continua sendo um desafio em diversas áreas do conhecimento humano, incluindo a área de promoção da saúde.

Apesar de existirem diversas redes que agrupam pessoas e instituições que atuam na área de promoção da atividade física no cenário nacional e internacional, o estudo sobre as redes sociais nessa área tem recebido pouca atenção. Sendo assim, realizamos em 2012 um diagnóstico no distrito de Ermelino Matarazzo, na zona leste da cidade de São Paulo, e identificamos as pessoas que atuam na promoção da atividade física, esporte ou lazer ativo nesse território e a forma que elas se relacionam.

Identificamos no levantamento as instituições e pessoas que estão mais isoladas, aquelas que seriam as mais indicadas para disseminar informações e as consideradas como líderes na região. Um ponto que nos chamou a atenção foi que a produção da USP LESTE, também localizada nesse espaço, não é conhecida. Em geral, o trabalho em rede foi reconhecido como importante, positivo e potencialmente benéfico para todos.

Alguns dos resultados deste estudo já foram divulgados em alguns eventos, como no IX Congresso Brasileiro de Atividade Física e Saúde, em Curitiba, e em breve informações mais detalhadas serão disseminadas para os pesquisadores da área. Outras ações estão em fase final, como o mapeamento dos espaços e instituições no distrito de Ermelino Matarazzo utilizados para a prática de atividade física, estruturada ou não.

No próximo dia 17 de maio os resultados dessa pesquisa e de outras que envolvem a população de Ermelino Matarazzo, produzidas pelo Grupo de Estudos e Pesquisas Epidemiológicas em Atividade Física e Saúde (GEPAF), serão compartilhados para a comunidade que atua na área de promoção da atividade física no distrito. Discutiremos as estratégias e os conteúdos que as instituições e pessoas querem ver contemplados e que contribuam significativamente para trabalho no dia a dia. Essa aproximação e troca de experiências dos diferentes atores dos diversos setores que atuam na promoção da atividade física no distrito de Ermelino Matarazzo tem como objetivo o empoderamento individual, institucional e coletivo para a promoção da atividade física.

 
Nós esperamos que nesse dia os participantes decidam oficialmente pelo lançamento da Rede de Atividade Física de Ermelino Matarazzo.

 

Prof. Dr. Douglas Roque Andrade

Escola de Artes, Ciências e Humanidades - USP

Educação Física e Saúde