NOTÍCIAS
Página incial > Notícias > MOÇÃO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ATIVIDADE FÍSICA E SAÚDE EM APOIO AO GUIA ALIMENTAR PARA A POPULAÇÃO BRASILEIRA
21/09/2020

MOÇÃO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ATIVIDADE FÍSICA E SAÚDE EM APOIO AO GUIA ALIMENTAR PARA A POPULAÇÃO BRASILEIRA

Imagem

Diante do pedido de revisão expressado pela Nota Técnica nº 42/2020 do Ministério da Agricultura, a Sociedade Brasileira de Atividade Física e Saúde (SBAFS) vem por meio desta reforçar seu apoio à atual versão do Guia Alimentar para a População Brasileira (2014), em vista da importância deste documento ao apoio e incentivo das “práticas alimentares saudáveis no âmbito individual e coletivo, bem como ao subsídio de políticas, programas e ações que visem a incentivar, apoiar, proteger e promover a saúde e a segurança alimentar e nutricional da população”.

Frente às informações cientificamente infundadas pela referida Nota Técnica, a SBAFS reconhece que a classificação NOVA dos alimentos vem sendo utilizada em pesquisas nacionais e internacionais de alto impacto, assim como, que o corpo de evidências produzido a partir desta classificação aponta que o consumo de alimentos ultraprocessados é determinante para uma série de indicadores negativos de saúde, nos distintos momentos do ciclo vital, estando inclusive associado à inatividade física e ao comportamento sedentário.

Também expressamos que o Guia Alimentar para a População Brasileira, além de ser um documento recomendado por diversos órgãos e agências de saúde internacionais, foi um dos principais motivadores para a criação do Guia de Atividade Física para a População Brasileira, que está em desenvolvimento.

Por fim, diante das inconsistências expostas pela referida Nota Técnica, a SBAFS reforça seu discurso pela manutenção da atual versão do Guia Alimentar para a População Brasileira, no sentido de preservar a segurança alimentar e nutricional da população que vive no país.

 

Diretoria Executiva e Conselho Fiscal (2020–2022)

 

Fontes consultadas

Consulta Pública: Guia de Atividade Física para a População Brasileira. Disponível em: https://aps.saude.gov.br/noticia/9516#:~:text=O%20prop%C3%B3sito%20do%20Guia%20de,d%C3%A1%20a%20pr%C3%A1tica%20no%20Brasil.

Costa CS, Flores TR, Wendt A, Neves RG, Assunção MCF, Santos IS Iná. Comportamento sedentário e consumo de alimentos ultraprocessados entre adolescentes brasileiros: Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PeNSE), 2015. Cad Saúde Pública. 2018;34,e00021017.

Guia Alimentar para a População Brasileira. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/guia_alimentar_populacao_brasileira_2ed.pdf

Leech RM, McNaughton SA, Timperio A. The clustering of diet, physical activity and sedentary behavior in children and adolescents: a review. Int J Behav Nutr Phys Act. 2014;11,4.

Ministério da Agricultura. Nota Técnica Nº 42/2020/DAEP/SPA/MAPA.

Nota oficial do NUPENS-USP. Disponível em: http://www.fsp.usp.br/nupens/nota-oficial/

Pagliai G, Dinu M, Madarena MP, Bonaccio M, Iacoviello L, Sofi F. Consumption of ultra-processed foods and health status: a systematic review and meta-analysis [published online ahead of print, 2020 Aug 14]. Br J Nutr. 2020;1-11.