NOTÍCIAS
Página incial > Notícias > ABERTURA DE EDITAIS NA TEMÁTICA
05/08/2020

ABERTURA DE EDITAIS NA TEMÁTICA

Imagem

Estão abertos dois editais do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq e Ministério da Saúde, por intermédio do Departamento de Promoção da Saúde (DEPROS).

É previsto financiamento para formação de profissionais da Atenção Primária à Saúde e pesquisas que envolvam o tema atividade física.

 

Chamada 27 – Pesquisa:  tem como objetivo apoiar projetos de pesquisa que visem contribuir significativamente para o desenvolvimento científico e tecnológico e a inovação do País, voltados às doenças crônicas não transmissíveis e seus fatores de risco associados, com foco nas ações realizadas na Atenção Primária à Saúde (APS) do Sistema Único de Saúde. As seguintes linhas de pesquisa contemplam o tema da atividade física:

Linha 10: Estudo de avaliação multidimensional do Programa Academia da Saúde no Brasil para prevenção e controle de DM, HAS e obesidade.

Linha 11: Estudo de análise de evidências sobre os determinantes motivacionais para prática de atividade física.

Linha 12: Estudo sobre motivação para prática de atividade física em ações vinculadas ao Sistema Único de Saúde. 

 

Chamada 28 – Formação: tem como objetivo apoiar projetos que integrem atividades de pesquisa, extensão e formação de gestores e profissionais de saúde da Atenção Primária à Saúde (APS) para organização e qualificação do cuidado às pessoas com Doenças Crônicas Não Transmissíveis- DCNT e a abordagem dos fatores de risco, especificamente, alimentação inadequada, tabagismo e inatividade física bem como que avaliem os efeitos da formação na reorganização do processo de trabalho das equipes, desenvolvidos em parceria com as secretarias estaduais e municipais de saúde.

 

Para maiores informações, os editais estão disponíveis no link: http://www.cnpq.br/web/guest/chamadas-publicas?p_p_id=resultadosportlet_WAR_resultadoscnpqportlet_INSTANCE_0ZaM&filtro=abertas