Seja bem-vindo(a) ao novo site da SBAFS!
4
Associado (a)
Aproveite o acesso e atualize seu cadastro !
ANUIDADE 
Sua anuidade está disponível para quitação. Acesse area do associado ou novos associados e aproveite esta oportunidade.
ACESSE A ABA "ACERVO/NOTICIAS" E BAIXE GRÁTIS O GUIA DE ATIVIDADE FÍSICA  PARA A POPULAÇÃO BRASILEIRA.
.
SIMPÓSIO REGIONAL CENTRO-OESTE INSCRIÇÕES ABERTAS!
INSCREVA-SE JÁ!

Somos sociais

apoiadores

apoiadores

Apoiadores / Grupos de Pesquisa


A Sociedade Brasileira de Atividade Física e Saúde (SBAFS) disponibiliza aos associados os Anais com as publicações das Edições do Congresso Brasileiro de Atividade Física e Saúde (SBAFS). O Congresso Brasileiro de Atividade Física (CBAFS) teve sua primeira edição realizado em Florianópolis, Santa Catariana e a cada dois anos reuni os pesquisadores da área em diversas cidades do País.

Aproveite a oportunidade e acesse os temas, trabalhos publicados de todas as edições.



Grupo de Estudos e Pesquisa em Epidemiologia da Atividade Física - GEPEAF
Líder: José Cazuza de Farias Junior
Contato: jcazuzajr@hotmail.com
Instituição: Universidade Federal da Paraíba

O GEPEAF está vinculado ao Departamento de Educação Física da Universidade Federal da Paraíba. O grupo desenvolve estudos sobre a prática de atividade física e comportamentos sedentários, com foco na análise da distribuição desses comportamentos na população, seus determinantes e fatores correlatos, análise das suas inter-relações com indicadores de saúde e qualidade de vida, bem como no desenvolvimento e testagem de instrumentos para mensurar esses desfechos, seus determinantes e fatores correlatos, e indicadores de saúde e qualidade de vida. O GEPEAF também tem interesse em investigar os efeitos de intervenções sobre a atividade física, comportamentos sedentários e indicadores de saúde e qualidade de vida, sobretudo na população jovem (crianças e adolescentes).


Baixar



Grupo de Estudos e Pesquisas Epidemiológicas em Atividade Física e Saúde - GEPAF
Líder: Alex Antonio Florindo
Contato: gepaf.usp@gamail.com
Instituição: Universidade de São Paulo - Leste

O GEPAF congrega estudantes e professores que realizam pesquisas na área de atividade física e saúde com foco em epidemiologia da atividade física. As linhas de pesquisa do grupo são: a) avaliação de intervenções de promoção da atividade física; b) métodos de avaliação de atividade física aplicados a populações; e c) prevalência e fatores associados à prática de atividade física. Há possibilidade de estágio nas pesquisas do grupo. As reuniões semanais do GEPAF são abertas ao público. Mais informações sobre as pesquisas em andamento, publicações do grupo e locais, dias e temas das reuniões em: www.each.usp.br/gepaf.


Baixar



Grupo de Pesquisa em Epidemiologia da Atividade Física (GEEAF)
Líder: Pedro Curi Hallal
Contato: prchallal@gmail.com
Instituição: Universidade Federal de Pelotas

O Grupo foi criado entre os anos de 2003 e 2004, contando inicialmente com a participação de um doutorando e três mestrandos. Hoje o grupo tem mais de 20 membros, entre graduandos, pós-graduandos e professores. O grupo vem apresentando uma produção científica destacada, com artigos publicados em periódicos de destaque internacional. As principais linhas de pesquisa do grupo são: a) Consequências da prática de atividade física; b) Determinantes da prática de atividade física; c) Intervenções em atividade física e promoção da saúde; d) Níveis populacionais de atividade física e tendências temporais. Diversos projetos estão constantemente em andamento, mas os principais envolvem as Coortes de Nascimentos de Pelotas (1982, 1993, 2004 e 2015). Há a possibilidade de estágio em todas as pesquisas do grupo.


Baixar



Grupo de Pesquisa em Estilos de Vida e Saúde - GPES
Líder: Mauro Virgilio Gomes de Barros; Rafael Miranda Tassitano
Contato:
Instituição: Universidade de Pernambuco

O GPES desenvolve estudos com o objetivo de expandir o corpo de conhecimento quanto à inter-relação entre estilo de vida e uma série de desfechos de saúde. A ideia principal que orienta os esforços científicos realizados no GPES é o de prover o setor público e privado com conhecimentos, soluções e inovações que ajudem a oferecer melhores serviços sociais para diferentes segmentos populacionais: crianças, adolescentes e adultos. Um dos principais focos do GPES é a investigação da relação entre atividade física e saúde, por isso, a maioria dos pesquisadores e estudantes participa de projetos na área de epidemiologia da atividade física. Qualidade de vida, bem-estar, medidas de exposição a condutas de risco à saúde e intervenções constituem outras importantes temáticas de pesquisa. O grupo também tem interesse em estudar a efetividade de intervenções que promovam atividade física em escolas, locais de trabalho e em outros contextos de vida.


Baixar



Núcleo de Pesquisa em Atividade Física e Qualidade de Vida - GPAQ
Líder: Rodrigo S Reis
Contato: gpaq@pucpr.br
Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Paraná

O Grupo de Pesquisa em Atividade Física e Qualidade de Vida (GPAQ) tem como objetivo investigar a relação entre a atividade física e os aspectos que afetam a qualidade de vida de crianças, adolescentes, adultos e idosos. O GPAQ se organiza em duas linhas de pesquisa, fundamentadas nas ciências da saúde: 1) Inter-relação entre atividade física, aptidão física e saúde, e 2) Ambiente, estilo de vida e saúde. As linhas de pesquisa do GPAQ. Embora independentes, complementam-se para o desenvolvimento do objetivo do grupo e estão sustentadas por projetos de pesquisa nos quais atuam pesquisadores e estudantes.


Baixar



Núcleo de Pesquisa em Atividade Física e Saúde - NUPAF
Líder: Kelly Samara da Silva
Contato:
Instituição: Universidade Federal de Santa Catarina

A missão do NuPAF é congregar esforços para formar novos pesquisadores e desenvolver pesquisas aplicadas acerca da atividade física relacionada à saúde e à qualidade de vida; produzir conhecimentos e disseminar informações científicas visando a promoção de estilos de vida ativos para o bem-estar das pessoas e das comunidades em que vivem. As seguintes linhas de pesquisa são focos de investigação: Atividade física, qualidade de vida e indicadores de saúde em diferentes grupos populacionais; Monitoramento e fatores associados à prática de atividade física e ao consumo alimentar; e Programas para mudança de comportamento relacionado à atividade física.


Baixar